Às vezes questiono-me como é possível falar-se em Integração Curricular das TIC no 1º CEB e depois não reflectirmos sobre o que existe nas salas de aula onde desenvolvemos a nossa actividade.
No meu Agrupamento há 10 escolas do 1º CEB, para um total de 540 alunos, repartidos por 30 turmas que funcionam em 25 salas de aula.
Nem todas as escolas têm, assim, uma sala para cada turma (10 salas desdobram o horário), com as dificuldades inerentes a essa mesma divisão e ocupação havendo outras onde, em cada turma, se encontra mais de um ano lectivo, situação corrente neste Ciclo de Ensino.
Primeira constatação: o material informático utilizado pelo professor na sala de aula é o mesmo para as duas turmas que dividem o espaço. E esse material é pouquíssimo! Na maior parte dos casos, apenas um computador em cada sala de aula ligado a uma impressora, para turmas que têm um mínimo de 15 alunos e um máximo de 24.
Das 10 Escolas do meu Agrupamento apenas uma (com 6 turmas repartidas por 4 salas) tem rede sem fios, o que permite ter Internet em todas as salas de aula. Falar da instalação dessa rede é dizer que foi conseguida através da Associação de Pais, que pagou os materiais, e do empenho de um dos docentes que, utilizador das TIC, promoveu a sua compra e solicitou aos responsáveis autárquicos a instalação. Neste momento (interrupção de Natal) esperam que sejam instalados nas salas quadros interactivos, mais uma vez financiados pela Associação de Pais e pelas verbas que foram amealhando em sorteios e festas.
Apenas mais uma escola possui numa das salas um quadro interactivo, também comprado pela Associação de Pais há 2 anos. Nas restantes escolas, há 4 projectores de vídeo e um computador no mínimo por sala de aula. Apenas em outras tantas escolas há Net na sala de aulas, pois as ligações existentes situam-se na maior parte das escolas num espaço polivalente que serve de sala de professores. Falamos assim de um total de 12 turmas com computadores ligados à NET.
Falar da utilização das TIC é falar geralmente de processamento de texto por parte dos alunos mais “abelhudos” ou de algumas pesquisas na rede sobretudo nas escolas melhor apetrechadas.
Nos dois últimos anos foram enviados para as escolas pela autarquia alguns programas: O Corpo Humano, O professor Telescópio, a Diciopédia, etc. O suporte era o DVD. Acontece que nalgumas salas os equipamentos tinham só leitores de CD e era inviável a leitura de algum software. A sua utilização é rara e feita apenas por professores (poucos) que conhecem as potencialidades dos programas.
As avarias ficam longos tempos sem reparação e problemas de configuração de equipamentos para recepção de e-mail são resolvidos pela boa vontade de alguns colegas mais dedicados a estas questões. Imprimir grandes quantidades torna-se impossível pois o orçamento das escolas não comporta verbas que possibilitem a aquisição de muitos tinteiros.
Quando se fala do Plano Tecnológico e reparamos no pouco relevo dado ao 1º Ciclo rapidamente nos apercebemos que estamos longe de poder fazer uma Integração plena das TIC no Currículo pois só as boas vontades não chegam ainda que ajudem muito.
No meu Agrupamento há 10 escolas do 1º CEB, para um total de 540 alunos, repartidos por 30 turmas que funcionam em 25 salas de aula.
Nem todas as escolas têm, assim, uma sala para cada turma (10 salas desdobram o horário), com as dificuldades inerentes a essa mesma divisão e ocupação havendo outras onde, em cada turma, se encontra mais de um ano lectivo, situação corrente neste Ciclo de Ensino.
Primeira constatação: o material informático utilizado pelo professor na sala de aula é o mesmo para as duas turmas que dividem o espaço. E esse material é pouquíssimo! Na maior parte dos casos, apenas um computador em cada sala de aula ligado a uma impressora, para turmas que têm um mínimo de 15 alunos e um máximo de 24.
Das 10 Escolas do meu Agrupamento apenas uma (com 6 turmas repartidas por 4 salas) tem rede sem fios, o que permite ter Internet em todas as salas de aula. Falar da instalação dessa rede é dizer que foi conseguida através da Associação de Pais, que pagou os materiais, e do empenho de um dos docentes que, utilizador das TIC, promoveu a sua compra e solicitou aos responsáveis autárquicos a instalação. Neste momento (interrupção de Natal) esperam que sejam instalados nas salas quadros interactivos, mais uma vez financiados pela Associação de Pais e pelas verbas que foram amealhando em sorteios e festas.
Apenas mais uma escola possui numa das salas um quadro interactivo, também comprado pela Associação de Pais há 2 anos. Nas restantes escolas, há 4 projectores de vídeo e um computador no mínimo por sala de aula. Apenas em outras tantas escolas há Net na sala de aulas, pois as ligações existentes situam-se na maior parte das escolas num espaço polivalente que serve de sala de professores. Falamos assim de um total de 12 turmas com computadores ligados à NET.
Falar da utilização das TIC é falar geralmente de processamento de texto por parte dos alunos mais “abelhudos” ou de algumas pesquisas na rede sobretudo nas escolas melhor apetrechadas.
Nos dois últimos anos foram enviados para as escolas pela autarquia alguns programas: O Corpo Humano, O professor Telescópio, a Diciopédia, etc. O suporte era o DVD. Acontece que nalgumas salas os equipamentos tinham só leitores de CD e era inviável a leitura de algum software. A sua utilização é rara e feita apenas por professores (poucos) que conhecem as potencialidades dos programas.
As avarias ficam longos tempos sem reparação e problemas de configuração de equipamentos para recepção de e-mail são resolvidos pela boa vontade de alguns colegas mais dedicados a estas questões. Imprimir grandes quantidades torna-se impossível pois o orçamento das escolas não comporta verbas que possibilitem a aquisição de muitos tinteiros.
Quando se fala do Plano Tecnológico e reparamos no pouco relevo dado ao 1º Ciclo rapidamente nos apercebemos que estamos longe de poder fazer uma Integração plena das TIC no Currículo pois só as boas vontades não chegam ainda que ajudem muito.
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