A Escola do 1º Ciclo do Faião pertence ao Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos, no Concelho de Sintra.
Situada numa localidade rural entre a Vila de Sintra e a praia da Ericeira, a escola tem duas salas de aula onde convivem duas turmas, cada uma com dois anos de escolaridade. É uma escola bem apetrechada em termos informáticos, muito “por culpa” dos Encarregados de Educação que através da Associação de Pais vão comprando o que os professores necessitam nesta área.
No ano lectivo anterior um dos alunos falou na sala de aula do 2º e 3º ano do espaço (página dizia) pessoal que tinha na Internet. Da fala ao computador foi apenas o tempo de digitar a morada e aí foi toda a gente visitar o “blog”. Sim, era um “blog” que ele tinha onde se podiam ver os seus cães, a sua casa e algumas das viagens que fazia com os pais. Logo na escola nasceu se manifestou o interesse em fazer assim uma página que desse a conhecer as actividades que por lá se faziam.
A professora viu aí o mote para criar um espaço que permitisse “a familiarização com as novas tecnologias de informação enquanto recursos de aplicação pedagógica” e “criação de experiências e partilha de ideias”, como se faz referência no espaço dedicado ao perfil (quem somos), servindo ao mesmo tempo como elemento de ligação entre a Escola e a Comunidade Escolar, convidada a comentar e dialogar através deste espaço, o que acontece nos comentários feitos aos trabalhos introduzidos, previamente consultados e só depois editados por razões de segurança.
A Assembleia de Turma decidia assim criar um espaço de divulgação para a turma que rapidamente passou a ser da outra sala também.
A primeira preocupação foi a de conceber o “blog”, já que a professora nunca se tinha aventurado nessas andanças. Aí surgiram os Pais do aluno que tinha um espaço virtual e ofereceram-se para o ajudar a construir dando-lhe como morada o endereço: http://eb1faiao.blogspot.com.
Para o primeiro Ciclo do Ensino Básico encontram-se muito poucos recursos criados a partir de uma sala de aula, geridos por alunos, virados para o exterior e que possam ser utilizados numa perspectiva de aprendizagem à distância, pelo que, me pareceu adequado dar a conhecer este “blog” e fazer uma análise simples do mesmo de modo a que no terreno, uma vez que esta é uma turma que conheço, possa ajudar a melhorar o seu conteúdo.
Não é ainda um espaço que apele ao desenvolvimento de conteúdos em regime de e-learning, mas mostra já algumas potencialidades no desenvolvimento do trabalho à distância sobretudo naquilo que se pode chamar de “alfabetização informática”.
Os textos, as fotos e vídeos bem como os desenhos que alimentam o “blog” são da responsabilidade dos alunos, ainda que por vezes com a ajuda técnica de professores e pais. Muitos textos são trabalhos realizados na sala de aula sobre conteúdos tratados que depois são passados a computador e lançados no “blog”. As fotos são tiradas com a máquina digital da escola e algumas delas pelas mãos dos mais pequenos que se encarregam também (os mais velhos) de ajudar a fazer “scanner” dos desenhos e imagens que necessitam.
Alguns dos trabalhos aí colocados mostram os encontros tidos com os escritores e a pesquisa feita pelos alunos para esses eventos (podendo os mesmos servirem de consulta para outros) onde se dá conta do que eles escreveram, dos seus dados biográficos e outros dados de interesse.
Apresentando um “design” típico dos “blogs” construídos através de um grande servidor, há na barra do lado direito uma divisão onde são colocados os títulos dos “posts” inseridos:
Ligações de interesse: História do Dia, RTP Infantil...
Outras Escolas: do Agrupamento
Blogs amigos: de antigos alunos da Escola e familiares.
Para os Pais e Encarregados de Educação encontram-se ligações a páginas onde se fala das regras de Segurança para utilização da Internet,
A interacção com o “blog” é controlada pela professora e pais que o ajudam a construir de forma a evitar situações incómodas e não desejadas. As respostas são dadas pelos alunos às intervenções feitas.
Em resumo: a maior falha reside na fraca interacção dos participantes, muito devido às questões de segurança envolventes a estes meios de trabalho já que a faixa etária dos alunos se situa entre os 6 e os 9 anos o que obriga a cuidados especiais. A maior virtude estará no próprio “blog” e no que ele desencadeou durante o ano lectivo pois com o tempo, professora, pais e alunos foram-se apercebendo das potencialidades que tinham em mãos para desenvolver trabalho à distância.
Situada numa localidade rural entre a Vila de Sintra e a praia da Ericeira, a escola tem duas salas de aula onde convivem duas turmas, cada uma com dois anos de escolaridade. É uma escola bem apetrechada em termos informáticos, muito “por culpa” dos Encarregados de Educação que através da Associação de Pais vão comprando o que os professores necessitam nesta área.
No ano lectivo anterior um dos alunos falou na sala de aula do 2º e 3º ano do espaço (página dizia) pessoal que tinha na Internet. Da fala ao computador foi apenas o tempo de digitar a morada e aí foi toda a gente visitar o “blog”. Sim, era um “blog” que ele tinha onde se podiam ver os seus cães, a sua casa e algumas das viagens que fazia com os pais. Logo na escola nasceu se manifestou o interesse em fazer assim uma página que desse a conhecer as actividades que por lá se faziam.
A professora viu aí o mote para criar um espaço que permitisse “a familiarização com as novas tecnologias de informação enquanto recursos de aplicação pedagógica” e “criação de experiências e partilha de ideias”, como se faz referência no espaço dedicado ao perfil (quem somos), servindo ao mesmo tempo como elemento de ligação entre a Escola e a Comunidade Escolar, convidada a comentar e dialogar através deste espaço, o que acontece nos comentários feitos aos trabalhos introduzidos, previamente consultados e só depois editados por razões de segurança.
A Assembleia de Turma decidia assim criar um espaço de divulgação para a turma que rapidamente passou a ser da outra sala também.
A primeira preocupação foi a de conceber o “blog”, já que a professora nunca se tinha aventurado nessas andanças. Aí surgiram os Pais do aluno que tinha um espaço virtual e ofereceram-se para o ajudar a construir dando-lhe como morada o endereço: http://eb1faiao.blogspot.com.
Para o primeiro Ciclo do Ensino Básico encontram-se muito poucos recursos criados a partir de uma sala de aula, geridos por alunos, virados para o exterior e que possam ser utilizados numa perspectiva de aprendizagem à distância, pelo que, me pareceu adequado dar a conhecer este “blog” e fazer uma análise simples do mesmo de modo a que no terreno, uma vez que esta é uma turma que conheço, possa ajudar a melhorar o seu conteúdo.
Não é ainda um espaço que apele ao desenvolvimento de conteúdos em regime de e-learning, mas mostra já algumas potencialidades no desenvolvimento do trabalho à distância sobretudo naquilo que se pode chamar de “alfabetização informática”.
Os textos, as fotos e vídeos bem como os desenhos que alimentam o “blog” são da responsabilidade dos alunos, ainda que por vezes com a ajuda técnica de professores e pais. Muitos textos são trabalhos realizados na sala de aula sobre conteúdos tratados que depois são passados a computador e lançados no “blog”. As fotos são tiradas com a máquina digital da escola e algumas delas pelas mãos dos mais pequenos que se encarregam também (os mais velhos) de ajudar a fazer “scanner” dos desenhos e imagens que necessitam.
Alguns dos trabalhos aí colocados mostram os encontros tidos com os escritores e a pesquisa feita pelos alunos para esses eventos (podendo os mesmos servirem de consulta para outros) onde se dá conta do que eles escreveram, dos seus dados biográficos e outros dados de interesse.
Apresentando um “design” típico dos “blogs” construídos através de um grande servidor, há na barra do lado direito uma divisão onde são colocados os títulos dos “posts” inseridos:
Ligações de interesse: História do Dia, RTP Infantil...
Outras Escolas: do Agrupamento
Blogs amigos: de antigos alunos da Escola e familiares.
Para os Pais e Encarregados de Educação encontram-se ligações a páginas onde se fala das regras de Segurança para utilização da Internet,
A interacção com o “blog” é controlada pela professora e pais que o ajudam a construir de forma a evitar situações incómodas e não desejadas. As respostas são dadas pelos alunos às intervenções feitas.
Em resumo: a maior falha reside na fraca interacção dos participantes, muito devido às questões de segurança envolventes a estes meios de trabalho já que a faixa etária dos alunos se situa entre os 6 e os 9 anos o que obriga a cuidados especiais. A maior virtude estará no próprio “blog” e no que ele desencadeou durante o ano lectivo pois com o tempo, professora, pais e alunos foram-se apercebendo das potencialidades que tinham em mãos para desenvolver trabalho à distância.
1 comentário:
Grande e boa reflexão!
Vamos ver se com um projector fixo e com o aumento das competências em TIC dos alunos conseguimos mais animação e publicações. De facto este ano tem estado esquecido, e a aposta para já tem sido mesmo de mobilizar a turma para manipulação do correio electrónico. A partir desta fase pretendemos que cada aluno possa ser autor do blogue, sempre com a moderação dos professores.
Espero conseguir ajudar estes alunos a desenvolverem as tão faladas competências do séc. XXI.
Fui co-autor de um artigo sobre edublogues (apresentado no encontro sobre web 2.0 da Univ. Minho no passado mês de Outubro), onde analisei dois casos relativos ao 1.º ciclo: http://blogdos17golfinhos.blogs.sapo.pt/arquivo/2007_06.html; http://eb1ciborro.blogs.sapo.pt/. Se o artigo te interessar posso enviar-te.
Continuação de bom trabalho.
Enviar um comentário