segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ironizando ao redor do Plano Tecnológico de Educação

Hoje pensa-se que com os computadores e estas coisas electrónicas e tecnológicas se aprende. Continuo a ensinar como aprendi: com o quadro, com o manual e com o caderno deles. Então para que preciso agora deste plano tecnológico que nos quer dar quadros que não usam giz e computadores em abundância ligados à Internet!?
Fui à Internet e li o Plano Tecnológico da Educação. Estava numa página agradável, com uma cor bonita e onde se encontram as coisas que se querem ler muito depressa. Uma delas não funcionou bem e deu erro, mas o Plano consegui lê-lo!
Fiquei logo com a sensação de que em vez de gastarem tanto dinheiro a equipar as escolas desta maneira deviam preocupar-se primeiro em colocar pessoal auxiliar, que não existe na quantidade suficiente para fazer funcionar a escola, comprar papel higiénico, sabonete e toalhetes para as casas de banho, mas também toner e papel para a fotocopiadora (também tem a ver com tecnologia, por isso podia ser contemplado).
Mas o aparecimento deste Plano leva a que os alunos possam ter uma avaliação electrónica escolar! Como será tal possível?! Fazer testes em computadores? Isso seria um apelo ao copianço descarado pois os alunos arranjariam sempre maneira de ir à Internet ou ao disco do computador buscar a resposta que lhes faltava no momento.
Outro aspecto negativo tem a ver com o lançar deste Plano apenas para o 2º/3º Ciclos e secundária deixando para trás o ciclo de entrada na escola que hoje até tem o “Magalhães” para oferecer aos mais pequenos e cujos professores são incentivados a utilizá-lo em sala de aula.
E há ainda aquela ideia de 1 quadro interactivo por cada 3 salas! Ainda bem! Sempre se fica com umas salas à moda antiga para poder trabalhar e também irão faltar quadros novos para os das modernices.
Do que li no sítio da Internet (sim porque para mim aquilo é um sítio e não um “site”) achei umas ideias interessantes, ou melhor, coisas positivas mesmo:
A primeira é a do cartão! Com ele controlam-se as entradas e as saídas, o dinheiro que os miúdos gastam mal gasto e deve-se sempre saber o que fizeram, o que é muito útil para nós todos. O cartão, em conjunto com a plataforma integrada de gestão escolar vai permitir aos Pais saberem as faltas e as notas dos filhos pois talvez assim, já que não aparecem para falar com o Director de Turma possam ficar a par do percurso dos alunos.
Outro aspecto interessante é o da vídeo-vigilância, mas nos corredores e talvez nalgumas salas com algumas turmas, para se poder ver o que fazem os alunos pelos corredores e em certas aulas onde se lhes dá mais liberdade pedagógica.
Positivo é também o portefólio digital, mas mais para eles que para os professores que não entendem bem os computadores, pois deixam de andar carregados com dossiers enormes cheios de folhas soltas.

Sem comentários: